Peso da gota 

  • Motivação:
  • Objectivos/descrição:
  • Os produtos de vidro de embalagem são fabricados em máquinas IS, alimentadas com o vidro fundido proveniente do forno. À entrada da máquina o vidro é cortado em pequenas porções, denominadas de gotas de vidro. Cada gota é encaminhada para o respectivo molde que dará origem a um novo produto (garrafa, frasco, entre outros).

    Sendo a variação do peso da gota apontada como uma das oito causas mais comuns de defeitos no vidro de embalagem, a medição do peso e consequente rejeição de cada gota de vidro é crucial.

    Recorrendo a hardware de electrónica industrial desenvolvido pela nossa equipa, interligado a um PLC, obtemos um sistema capaz de caracterizar o movimento do punção dentro de cada molde, permitindo a medição do peso da gota de vidro.

    Após uma análise a cada movimento baseada em diversos valores parametrizáveis em software, o sistema rejeita automaticamente os produtos cujo peso, tempo de prensagem ou movimento não se encontram nos valores pretendidos. Em simultâneo, adquire e controla o posicionamento e movimento da camisa da máquina IS que regula o peso das gotas de vidro.

    Todas as grandezas relevantes ao processo são disponibilizadas ao operador em formato gráfico.

    3760 View

    Leave a Comment