BA Venda Nova

  • Motivação:
  • Objectivos/descrição:
  • Em 2010 a BA Vidro, fruto da necessidade de remodelação e aumento de produção da sua unidade da Venda Nova, propôs-se a fazer uma nova instalação para composição de vidro. A nova composição seria instalada numa nova área, substituiria e entraria em funcionamento assim que o forno que estava em remodelação estivesse em funcionamento.

    Neste projecto teria que ser erguido um novo edifício (Projecto Civil), instalados os novos equipamentos (Projecto Mecânico) e automatizado o processo (Projecto Eléctrico) num curto espaço de tempo, sendo este último o factor que levou a BA Vidro a adjudicar este trabalho à P.E.S. – Projecto, Equipamentos e Sistemas, Lda como responsável pelo projecto cabendo à GLASS SOFT a parte de automação do processo.

    Como objectivo principal foi definido que a instalação deveria fazer 3000 Kg de composição para vidro a cada 4m30s, e, distribui-la para os dois fornos existentes.

    Em termos de automação foi desenvolvida uma arquitectura que permitiu centralizar toda a potência e comando num só quadro eléctrico, onde foram instalados vários PLC´s, variação de velocidade em todas as motorizações, sistemas de pesagem estática e dinâmica assim como terminais HMI e um SCADA .

    É assim possível controlar e monitorizar em tempo real a ensilagem de matérias primas, a pesagem da composição segundo uma receita pré-definida, o transporte e distribuição pelos dois fornos e ainda o circuito de casco interno e externo. É possível ainda monitorizar todas as acções executadas pelos operadores bem como aceder a relatórios de produção.

    3206 View

    Leave a Comment